Finalmente podemos dizer que a região paradisíaca da Serra da Canastra, situada no Sudeste de Minas Gerais, aos poucos, tem ganhado a sua fama e valorização que tanto merece. O turismo tem aumentando de forma considerável na região, pois, sua beleza local e a as suas tradições têm trazido curiosidade e interesse aos visitantes, tanto nacionais e internacionais.
Atualmente a região foi cenário para a novela O SÉTIMO GUARDIÃO da rede Globo de televisão, que também, contribuiu muito para o acréscimo nos números de visitantes desde o início do 2° semestre de 2018.
Porém, com as medidas do novo governo, a fusão do ministério do Meio Ambiente com o Ministério da Agricultura, coloca em risco a preservação da Serra da Canastra, que está sob proteção legal do Instituto Chico Mendes (ICMBIO) - lembrando que a região era de garimpo, e hoje a prática é ilegal - levando em consideração a volta da exploração do Garimpo na região, podemos no preocupar muito. Pois a região também é a nascente de um dos maiores rios do Brasil, o São Francisco. Apesar de danos hidrográficos, no solo e na flora, temos mais uma preocupação: A FAUNA!
Temos várias espécies em extinção, como o Lobo Guará, Pato Mergulhão e Tatu Canastra, como também, espécies nativas de peixes e cobras.
Hoje o turismo é possível por causa do incentivo dos órgãos ambientais, a preservação da fauna e flora, e a proteção ao leito do rio São Francisco. Segue algumas imagens das cenas gravadas na região:
Nenhum comentário:
Postar um comentário