É de fato um assunto bem delicado de se falar, pois a colonização dessas terras
ocorreram a quase 2 séculos... A história dos Cataguases é pouco conhecida,
quase ninguém ja ouviu a verdadeira história desde o começo - Aliás quase
ninguém pesquisou a fundo a história desses bravos guerreiros da Canastra.
Os Cataguases eram os filhos dessa terra (os verdadeiros) , eram bravos e ferozes.
Foram desimados de uma forma bruta, violenta, injusta e sangrenta...
Muitas pessoas afirmam que a linha de descendência dos Cataguases foi extinta,
mas isso não é verdade!
Quando os Cataguases foram desimados, alguns deles se integraram a sociedade,
algumas mulheres foram 'poupadas' por causa de seus atributos físicos, pois de acordo
com a história eram de boa aparência.
Imagem Ilustrativa do que seria a tribo Cataguá |
A maior parte de índios se concentravam na região de São Roque de Minas...
Quando se fala nos Cataguases as pessoas mais "antigas" costumam ignorar o passado,
na verdade os Cataguases foram desimados por causa de suas terras, onde hoje se
situam os municípios e Fazendas das famílias pioneiras ou "tradicionais" (como dizem).
Hoje na Serra da Canastra restaram pouquíssimos descendentes dessa raça de guerreiros,
a maioria morreu ou foi morar bem longe daqui ; os descendentes que ficaram da
para contar nos dedos de apenas uma mão...
Os Cataguases se tornaram uma parte do passado negro da Serra da Canastra... Alguns tentam
esquecer, mas seria lindo rever essas raízes....
Pois é. Compare com os EUA por exemplo: ocorreu o mesmo lá. A "colonização" pelos imigrantes europeus, levou à matança de milhares de indígenas e ao extermínio daquelas formas de viver.Só que lá eles tem e mantem uma enormidade de dados e informações sobre estes fatos, apesar do acervo nem sempre favorecer a cultura branca.
ResponderExcluirPaula, neste aspecto somos bem pobres: somos indiferentes e valorizamos pouco a nossa história.
Obrigado pela postagem. Parabéns pelo blog.
Meu nome é Marcos da Silveira, sou descendente dos Cataguazes, meu avô Avelino Maximo da Silveira era dessa tribo, meu pai, Firmino Marques da Silveira, era garimpeiro em São Roque,viviam em constantes atritos com fazendeiros por causa dos diamantes e pedras preciosas. Sou cidadão Saoroquense, nascido em 1942 e consegui atualizar minha origem em 2013.
ExcluirMinha Tataravó e Bisavó maternas eram índias Cataguases, nasceram na Serra da Canastra e vieram para Goiás, minha Tataravó havia casado com um baiano por livre e espontânea vontade, então veio para o estado de Goiás no século 19. Tenho orgulho da minha descendência !
ExcluirGostaria de saber de algún historiador ou alguem de bom conhecimento qual raca indígena viveu no grande centro de Belo Horizonte.
ResponderExcluirNossa,eu não sabia disso e eu sou descendente de índios da Serra da Canastra,meus bisavos eram índios da Serra da Canastra.
ResponderExcluirNossa,eu não sabia disso e eu sou descendente de índios da Serra da Canastra,meus bisavos eram índios da Serra da Canastra.
ResponderExcluirSou uma descendente, com muito orgulho, pesquisei, busquei informações. Minha bisavó era uma khatagua - Catagua
ResponderExcluirOlá, sou uma possível descendente de Cataguases , só tenho que tirar dúvidas sobre quais cidades específicas eles se dizimaram ou se dispersaram
ResponderExcluirPraticamente todas cidades da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais. O meu ramo indígena vem de Nepomuceno-Mg.
Excluirmeu avô João Ferreira da silva era descendentes de índio de bagagem hoje Araxá perto de sacramento. MG
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns! A História nunca poderia esquecer nossa ancestralidade. Hoje graças a pesquisadores como vocês e programas universitários voltados para os povos originários, estes como atores dos projetos, há que uma luz tardia, mas ainda não perdida, para tratar exclusivamente das questões, resgate histórico e alternativas para o presente e para o futuro da sobrevivência da cultura hoje viva através de muita sabedoria e luta e ainda pouco conhecida. Brancos ou mestiços, temos muito, mas muito mesmo da referência indígena no nosso dia a dia.
ResponderExcluirquero reunir todos os decendentes dos Cataguases para reviver nossos antepassados e ressucitar nossa nação e defender nossa raça e tribo, sou o ultimo dos Cataguases na região sul das minas gerais e conheço mais pessoas aqui da região dividindo com estado de são Paulo que tem a mesma linhagem, isto é importante para a nossa naçã brasilira n cultura para dizermos que não fomos excluídos e jamais seremos exterminados,por mais que a terra seja destruída viveremos para sempre. entrem em contato comigo e vou lhe conduzirem pelos nosso direitos, sou neto de um catu Auá legitimo CONHEÇO UM POUCO DOS COSTUMES DO NOSSO POVO E QUERO REUNIR VCS PARA RESGATAR A NOSSA RAIZ E NOSSSA HISTÓRIA.
ResponderExcluir.meu email. CARLINHOSTELECENTRO@HOTMAILCOM
Boa noite, eu sou de Goiás e sou descendente dos Cataguases, minha Tataravó e Bisavó eram índias nascidas na Serra da Canastra e vieram para Goiás no século 19. Minha avó é filha de uma Cataguase e é viva até hoje (tem 90 anos)
ExcluirBoa dia sou neta de índia , que eram do sudoeste de minas não sei a tribo só sei dizer que minha avó era muito brava e provalmente seus sobrinhos estão espalhados nesse mundo de meu Deus nome de minha avó era Maria Esmerita
ResponderExcluirBom dia, sou de Vargem Bonita. Minha bisavó foi indígena escravizada aqui na região, minha avó nasceu de relacionamento da bisa com senhores de fazenda, minha avó era Bugre ( mestiça) mais tinha todos os traços indígenas, morreu afirmando ser descendente direta dos Cataguases.
ResponderExcluirQue história triste A desumanização dos índios com a destruição da sua história Genocídio e escravização
ResponderExcluir