Nascente do São Francisco |
Estatueta existente na Nascente |
Pato Mergulhão |
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Conforme estudos, sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, encontra-se a aproximadamente 1200 metros de altitude a chamada nascente histórica, a qual por muito tempo se pensou ser a nascente real. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente641 000 km². Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 km, mas chega a 2 863 km quando medido ao longo do trecho geográfico. Seu nome indígena é Opará e também é carinhosamente chamado Velho Chico.
Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) / Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico.
O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas.
As partes extremas superior e inferior da bacia apresentam bons índices pluviométricos, enquanto os seus cursos médio e submédio atravessam áreas de clima bastante seco. Assim, cerca de 75% do deflúvio do São Francisco é gerado em Minas Gerais, cuja área da bacia ali inserida é de apenas 37% da área total.
-Fonte: Wikipédia do Google
Bom, mas... como todos nós sabemos existe um conflito entre o município de Iguatama e Vargem Bonita, sobre qual seria o primeiro município banhado pelo São Francisco.
Pois está mais que comprovado que... o peimeiro município banhado pelo São Francisco na prática e teoria, é mesmo o município de Vargem Bonita. Por estar situada logo abaixo da nascente como primeiro município.
"Assim como a serra da canastra o Rio São Francisco é cheio de histórias, magia e encantos por todos os cantos."
Mapa da Bacia do São Francisco |
Nenhum comentário:
Postar um comentário